ENCICLOPÉDIA Animal... ( Esquilo / Estrela do mar )

E

Esquilo...

Os esquilos são mamíferos , roedores  que sabem trepar às árvores.Os esquilos arborícolas são exatamente isso. Têm garras afiadas para trepar e uma cauda comprida e volumosa que os ajuda a dirigir os passos e a manter o equilíbrio. Conseguem pular a 3 m para saltar de uma árvore para a outra.

Os esquilos voadores saltam dez vezes mais. Têm pregas entre as suas patas dianteiras e traseiras, que formam um pára-quedas quando o esquilo voador salta e estende os seus membros.

Tanto o esquilo voador como o arborícola alimantam-se de folhas, ramos ou sementes.

Os esquilos terrestres vivem em tocas subterrâneas e neles incluem-se os esquilos listados, os cães das pradarias e as marmotas

Existem mais de trezentas espécies de esquilos.

 http://pt.wikipedia.org/wiki/Esquilo

 

 

 

Estrela do mar...

As estrelas do mar pertencem ao Filo Echinodermata (Equinodermes ), são animais marinhos.

Conhecem-se fósseis de Equinodermes datados da Era Primária (Câmbrico), tendo sido identificadas cerca de 20 000 espécies extintas.

Atualmente estão classificadas cerca de 6 000 espécies vivas.

Na evolução dos Equinodermes podem destacar-se dois acontecimentos principais. Um desses acontecimentos foi a calcificação de um esqueleto interno formado por placas recobertas pela epiderme, o qual representa uma proteção eficaz contra os predadores.

 A segunda grande transformação consistiu no aparecimento de um sistema de órgãos característico deste grupo, denominado sistema ambulacrário ou sistema vascular hídrico.  É formado por uma rede de canais e de ampolas onde circula a água do mar, e originado a partir de parte da cavidade celomática.

A água entra no sistema ambulacrário através de uma placa muito perfurada, placa madrepórica, localizada à superfície da carapaça.

Aos canais radiais ligam-se pequenos tubos externos- pés ambulacrários - que terminam numa pequena ventosa.

Este sistema desempenha funções variadas, tais como: locomoção, captação de alimento, fixação e mesmo, em alguns casos, trocas gasosas.

 

A foto ao lado é de uma estrela do mar com dezassete braços , chamada" almofada de sogra ".

 

 http://pt.wikipedia.org/wiki/Estrela-do-mar

publicado por São às 17:06
link do post | comentar | favorito